Um novo passo para a renovação da frota de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT) foi dado nesta semana. A Urbs deu autorização às empresas operadoras do transporte coletivo para a compra de 295 veículos que estão com a vida útil vencida. A renovação foi determinada pelo prefeito Beto Richa e corresponde a quase 16% da frota de 1.860 veículos.
Com a liberação, as empresas já podem fazer a encomenda aos fabricantes. O prazo estimado para a fabricação dos chassis, da carroceria e a montagem dos ônibus é de 180 dias. Portanto, os novos veículos devem entrar em circulação nas linhas a partir de agosto.
Entre os novos carros, estão 40 biarticulados para as linhas Santa Cândida / Capão Raso, Boqueirão e Circular Sul. Outros 24 articulados também vão para o Boqueirão e Circular Sul. Mais 112 ligeirinhos vão entrar em operação, além de 20 microônibus especiais, em linhas que ainda estão sendo definidas conforme a necessidade. Os 99 carros restantes são ônibus do modelo convencional.
A vida útil dos veículos é fixada pela legislação municipal em 10 anos. Uma parte dos ônibus da cidade já tinha ultrapassado essa idade em 2003 e 2004. Enquanto as medidas necessárias eram estudadas pela Urbs, o prefeito Beto Richa determinou atenção redobrada na manutenção dos veículos para que eles pudessem continuar circulando sem transtornos para os passageiros.
A renovação da frota faz parte de um amplo conjunto de ações determinadas pelo prefeito Beto Richa para a melhoria do transporte coletivo. Já está prevista a revitalização completa dos quatro terminais restantes – Cabral, Hauer, Campina do Siqueira e Capão da Imbuia – com recursos do Programa de Transporte Urbano, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O processo licitatório para contratação das empresas que vão trabalhar nas obras deverá começar ainda no primeiro semestre.
Os terminais foram escolhidos para serem praticamente reconstruídos porque chegaram ao limite da capacidade, depois de 20 anos de funcionamento. Os projetos de revitalização, ainda em desenvolvimento, prevêem o aumento do espaço e melhores condições de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Hoje o terminal do Cabral recebe uma média de 85 mil passageiros por dia útil em 14 diferentes linhas de ônibus. No Hauer, são 70 mil passageiros por dia, para 12 linhas. O terminal Campina do Siqueira oferece 11 linhas para uma média diária de 50 mil usuários. E outros 40 mil passageiros utilizam diariamente as nove linhas do terminal Capão da Imbuia.
Outra melhoria na infra-estrutura do transporte coletivo será a troca do piso de 78 estações-tubo que estão danificadas por vandalismo e pelo desgaste do uso. O trabalho está fase de orçamento e deverá ser custeado com recursos próprios da Urbs.
Além de todas as obras previstas, também está em fase de preparação a primeira licitação para as linhas do transporte coletivo de Curitiba. Depois de três décadas de operação feita por empresas privadas que não passaram por concorrência pública, o prefeito Beto Richa determinou que seja aberto o processo licitatório – o que deve ocorrer até o final do ano.
