Universitários desenvolvem picolé feito com cana-de-açúcar

Alunos do curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) do Campus de Umuarama, do 2.º e 3.º anos, desenvolveram uma fórmula para fabricar picolé com melaço de cana-de-açúcar. A primeira remessa do alimento será colocada em exposição para degustação no 7.º Show Tecnológico Arenito Caiuá, que será realizado na área anexa ao Campus da UEM e do Colégio Agrícola de Umuarama, nos dias 1 e 2 de fevereiro.

O projeto começou em dezembro, com 10 universitários orientados por dois professores, com a finalidade de aproveitar a matéria-prima excedente na região e, ao mesmo tempo, oferecer merenda escolar mais nutritiva para os alunos, principalmente da rede municipal.

Segundo o professor Eliéser Ávila Gandra, um dos coordenadores do projeto juntamente com a professora Ana Clara Klug Tavares, o picolé não contém conservantes químicos e é enriquecido com vitaminas, especialmente a C, nos sabores chocolate, limão, morango, baunilha e melaço. ?Os nutrientes encontrados no picolé não estão presentes na fórmula dos demais. É uma boa opção para o cardápio da merenda escolar?, afirmou o professor.

A fórmula desenvolvida será repassada para um dos alunos envolvidos no projeto, que tenha interesse em lançá-la no mercado e fazer parcerias com prefeituras para que adquiram o alimento e distribuam aos alunos. ?É um produto inédito no mercado. No show, iremos analisar a aceitação de mercado, por enquanto, estamos na fase de desenvolver a fórmula, os demais itens como custo de produção e o preço repassado ao consumidor serão levados ao conhecimento do público somente no evento?, explicou Eliéser.

Além do picolé outro alimento que estará em exposição no estande da UEM é a mandioca pré-cozida. O alimento não contém conservantes químicos e pode ser mantido congelado por até seis meses sem perder nutrientes ou apresentar qualquer alteração, como por exemplo, mudança de cor. ?Ela está praticamente pronta, é só descongelar e fritar?, afirmou.

Segundo o coordenador administrativo do Conselho Técnico Científico/ Campus Agrário de Umuarama, Osvaldo Joaquim dos Santos a participação de acadêmicos e professores representando a universidade no show é uma oportunidade de levar ao conhecimento da comunidade o potencial da instituição de ensino instalada recentemente em Umuarama.

De acordo com Osvaldo, no ano passado, a UEM esteve presente no evento com várias novidades, e este ano apresentará um produto inédito com a proposta de beneficiar aos alunos da rede pública de ensino. ?Queremos que conheçam o nosso potencial e também promover uma maior integração entre a universidade e comunidade. A participação no evento é muito importante?, ressaltou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo