Universidades têm até amanhã para apresentar relatórios da auto-avaliação

Universidades públicas e privadas têm até dia 31 de agosto para apresentar ao MEC os relatórios da auto-avaliação institucional As universidades públicas e privadas têm até o próximo dia 31 de agosto para apresentar ao Ministério da Educação os relatórios da auto-avaliação institucional. Enquadram-se nesta categoria 169 instituições, segundo dados do Censo Escolar de 2004 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Na avaliação interna, a instituição descreve seu funcionamento sob todos os aspectos e o relatório que ela apresenta será confrontado, posteriormente, na avaliação externa, realizada pelos técnicos do MEC. Os conceitos obtidos nessa fase da avaliação contam pontos no reconhecimento inicial e na renovação do  reconhecimento de cada curso oferecido pela instituição.

Segundo o consultor em Ensino Superior e Diretor-Presidente da CM Consultoria, Profº Carlos Monteiro, a auto-avaliação deve ser encarada como um beneficio para a instituição. "As universidades não devem realizar uma auto-avaliação porque o MEC exigiu, mas porque somente esse processo é capaz de fazer com que o gestor olhe para sua organização de forma consciente com o objetivo de ver e avaliar seus próprios erros e acertos. Só assim as instituições serão capazes de melhorar, crescer e inovar sempre".

SINAES A auto-avaliação é uma parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consta de avaliação institucional (interna e externa), de cursos e de desempenho dos estudantes. No relatório de auto-avaliação, as instituições devem responder sobre dez pontos, entre os quais: a missão e o plano de desenvolvimento, as políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão, produção acadêmica, bolsas de pesquisa e responsabilidade social da instituição.

Sobre o Profº Carlos Monteiro Fundador e diretor presidente da Cm Consultoria, o profº Carlos Monteiro, é considerado um dos maiores especialista em gestão e marketing educacional do  Brasil, com mais de 35 anos de experiência na administração de instituições de ensino superior. Monteiro prestou consultoria para mais de 300 instituições em todo o País, tendo se especializado em setores como marketing educacional e gestão no ensino superior. Durante esse  período, auxiliou universidades na aprovação de cursos, desenvolvimento de ações com a comunidade, adaptação curricular com base nas leis e diretrizes governamentais e gestão estratégica acompanhando as principais tendências de mercado. Em 2005, lançou seu primeiro livro – "Planejamento Estratégico Sistêmico para Instituições de Ensino", pela editora Hoper, onde apresenta seu conhecimento adquirido nestas anos de atuação no mercado educacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo