Brasília – Nas 15 áreas de conhecimento avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho (Enade) 2006, as universidades públicas são melhores que as particulares. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Ministério da Educação.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, o bom desempenho das instituições públicas já é observado há algum tempo, desde a época do antigo Provão. ?O que nós estamos mostrando agora, com o IDD, é que além de terem melhores alunos formados, as instituições públicas também agregam mais [conhecimento] que as privadas?.
O IDD (Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado) mostra a diferença entre o desempenho esperado e o alcançado na prova pelos formandos, revelando assim quanto conhecimento foi agregado. Varia de 1 a 5.
O Enade aponta que 10,2% das públicas tiveram nota máxima (5) – contra 5,6% das particulares – e 28,9% conseguiram 4 – contra 23,7% das particulares.
O presidente do Inep destacou também que as instituições do Nordeste e do Sul continuam tendo as melhores notas, mas ponderou que isso não é novidade. ?Já aconteceu no Enade passado e retrasado, então não é nenhuma surpresa?. Segundo ele, "a proporção de escolas federais de boa qualidade [no Nordeste] é maior do que, por exemplo, no Sudeste?.
No Conceito Enade, que varia de 1 a 5 e avalia de forma conjunta o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes, 21,2% dos cursos da instituições públicas alcançam nota máxima – contra 1,6% das privadas – e 33,1% tiveram 4 – contra 14,6% das privadas.
O Enad avaliou mais de 386 mil alunos de 5.071 cursos que englobam 15 áreas de conhecimento em 1.600 instituiçõe – em 871 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. Somando-se às duas últimas edições do exame, foi fechado um ciclo, com a análise de 48 áreas de conhecimento.