A Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição de fomento à pesquisa universitária ligada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta semana a avaliação de 1.819 cursos de mestrado e doutorado em todo o país. No Paraná, o programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) agora está classificado em nível seis, de excelência.
Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), após um período de três anos de avaliação dos programas de pós-graduação, de 31 cursos avaliados 10 tiveram seus conceitos elevados. Os programas de pós-graduação em Matemática e Ciências Farmacêuticas, em nível de mestrado, e o de doutorado em Física tiveram suas avaliações aumentadas para o nível quatro.
A índice de cursos com conceito quatro, considerado bom, na UEL está acima da média nacional. São 51,6% contra 32,02% na média brasileira. No Paraná, apenas mais dois cursos obtiveram conceito seis: o de Direito e o de Ciências (Bioquímica), ambos da Universidade Federal do Paraná. A Capes realiza esta avaliação a cada triênio.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, conclui que o Paraná está desempenhando papel importante no desenvolvimento da pesquisa e na formação de pessoal capacitado para atender os desafios do desenvolvimento econômico e social do país. “O desempenho positivo das nossas universidades dá mais visibilidade e mais credibilidade ao ensino superior do Paraná”, afirma