O programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras recebe inscrições para bolsistas até o dia 2 de outubro. As inscrições podem ser feitas nos colegiados dos projetos aprovados no programa, que vai implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, prioritariamente vinculados aos cursos de licenciatura, das universidades públicas estaduais e federais do Paraná, que não tenham qualquer vínculo empregatício nem recebam outro tipo de bolsa.
Os estudantes selecionados receberão orientação e supervisão pela equipe do projeto. A carga horária diária será de quatro horas e a semanal de 20 horas de atividades, em um plano de trabalho com duração prevista para um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Os estudantes de graduação receberão um valor equivalente à bolsa de iniciação científica do CNPq. Cada projeto aprovado terá até cinco bolsas.
De acordo com a Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, o programa representa um grande salto nas áreas de ciência e tecnologia no Paraná, pois irá beneficiar 85 mil estudantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior paranaenses, que vão receber para trabalhar nas áreas de apoio às Licenciaturas, à Agricultura Familiar, à Pecuária Leiteira e à Incubadora dos Direitos Sociais.
O programa tem por objetivo executar uma política de extensão universitária específica para as Instituições Públicas Estaduais e Federais de Ensino Superior do Estado do Paraná, priorizando o financiamento de áreas estratégicas para o desenvolvimento social de populações socialmente vulneráveis, nas periferias das cidades paranaenses e de municípios que apresentem indicadores sociais específicos.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem 12 projetos participantes:
– ?Articulação entre formação inicial na Licenciatura em Ciências Biológicas e a comunidade escolar: trilhando novos caminhos? ? coordenado por Lourdes Aparecida Della Justina (Cascavel).
– ?Leitura em ação: formando cidadãos? ? coordenado por Ruth Ceccon Barreiros (Cascavel).
– ?Ler para ver, ouvir e falar melhor: instalação, dinamização e revitalização de bibliotecas escolares? ? coordenado por Conceição de Souza Licurgo Soares (Foz do Iguaçu).
– ?Intervenções da relação Universidade/Educação Básica: tempo passado/desafio da presente? ? coordenado por Geni Rosa Duarte (Mal. C. Rondon).
– ?Educação Física para séries iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de inserção social através de atividades motoras? ? coordenado por Carmem Elisa Henn Brandl (Mal. C. Rondon).
– ?Oficinas de cidadania: práticas pedagógicas para o envolvimento da juventude na busca de soluções para os problemas locais? ? coordenado por Osmir Dombrowski (Toledo).
– ?Comunidade atuante? ? coordenado por Carmem Pardo Salata (Toledo).
– ?Gestão das unidades artesanais? ? coordenado por Geysler Rogis Flor Bertolini (Cascavel).
– ?Desenvolvimento de Práticas de Avicultura Sustentável em Assentamentos Rurais? ? coordenado por Ricardo Vianna Nunes (Mal. C. Rondon).
– ?Apoio tecnológico a agroindústria familiar e na adoção de práticas agroecológicas junto a central regional de comercialização da agricultura familiar no Território de Cantuquiriguaçú? ? coordenado por João Maria de Andrades (Pró-reitoria de Extensão).
– ?Formação de jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de sistemas agrários familiares ? uma abordagem participativa? ? coordenado por Vladimir de Oliveira (Mal. C. Rondon).
– ?Programa de Gestão da Produção e Qualidade de Leite e Queijo Colonial? ? coordenado por Luciana Farina (Cascavel).