A Universidade no Litoral, projeto de iniciativa do governo estadual, abre as inscrições para mais três cursos superiores (Educação Física, Turismo e Gestão Ambiental) e quatro de nível técnico (Aqüicultura, Enfermagem, Transações Imobiliárias e Técnico em Construção Civil), em julho deste ano. Os cursos terão 70 vagas cada um e duração de quatro anos para o nível superior e dois, para os de nível técnico. Eles serão ofertados nos períodos noturno e diurno, com as aulas a partir de agosto.
O curso de Pedagogia, que funciona em Matinhos, como extensão da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), já iniciou as aulas no último dia 1.º, com 50 alunos, a maioria da região do litoral. Quase 300 pessoas candidataram-se ao curso, que funciona em período noturno, com habilitação em magistério das séries iniciais do ensino fundamental e habilitação em Educação Infantil.
Parceria
O objetivo da Universidade no Litoral é estruturar o ensino superior a partir da realidade socioeconômica dessa região. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, o projeto envolve o governo federal (UFPR e CEFET-PR), estadual (SETI/FAFIPAR) e municipal (Prefeituras de Matinhos e Pontal do Paraná). O governo federal é responsável pela contratação de professores para os cursos que serão mantidos pela UFPR e CEFET-PR; o estadual pela infraestrutura e equipamentos ?; e o municipal pela manutenção dessa infraestrutura.
"A iniciativa demanda baixos investimentos por aproveitar-se da ociosidade dos equipamentos urbanos no período de baixa temporada", acrescenta o secretário Rizzi. O curso de Educação Física, por exemplo, será ministrado aproveitando o complexo de clubes e associações de Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. No total, o governo estadual investiu R$ 2,5 milhões na desapropriação do imóvel onde funcionava a antiga Associação Banestado, em Matinhos, e mais R$ 1,5 milhão no projeto arquitetônico e na reforma de seis salas de aula.
Cursos
Em Matinhos, funcionarão, além do curso de Pedagogia, os cursos superiores de Turismo e Gestão Ambiental; e em Praia de Leste, município de Pontal do Paraná, o de Educação Física. Com exceção do curso de Pedagogia, os demais serão ministrados pela Universidade Federal do Paraná. Os cursos de nível técnico de Aqüicultura, Enfermagem, Transações Imobiliárias (UFPR) e Técnico em Construção Civil (CEFET-PR) também funcionarão em Matinhos.