Universidade Livre do Comércio lança curso em parceria com EcoTerra Brasil

ecoterra.jpgA Associação Comercial do Paraná realizou nesta terça-feira, 5 de abril, para seus diretores e conselheiros, uma palestra sobre ?O Meio Ambiente?, ministrada por Luiz Eduardo Cheida, Secretário de Meio Ambiente do Estado do Paraná.  Na ocasião foi lançado o curso ?Gestão Empresarial com Responsabilidade Ambiental?, desenvolvido pela Universidade Livre do Comércio em parceria com a Rede de Comunicação Ambiental EcoTerra Brasil. Também aconteceu a divulgação do CD ?O Ciclo do Lixo?, criado em parceria entre a Associação Comercial do Paraná, Unimed Curitiba e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

O curso da Associação Comercial, que será realizado através da Universidade Livre do Comércio, sobre ?Gestão Empresarial com Responsabilidade Ambiental? tem o objetivo de capacitar o profissional para identificar medidas ambientalmente corretas, simples e de baixo custo, a fim de se reduzir os gastos de produção com a economia de recursos energéticos e de materiais, além de gerar melhorias organizacionais e operacionais para a empresa. O curso é voltado para empresários, gerentes, administradores e funcionários de pequenas e médias empresas, além de estudantes de graduação e pós-graduação que queiram se aprofundar no tema da responsabilidade ambiental dentro das empresas.

E foi neste sentido que começou a palestra do Secretário Cheida. Ele falou dos desafios da atual gestão e dos programas ambientais que estão sendo desenvolvidos. O primeiro deles é colocar a questão ambiental do coração do Governo. Cheida entende que todos os departamentos deveriam fazer uma política ambiental, independente da Secretaria ou da área de atuação. Assim como todos os setores da sociedade também devem estar envolvidos com essa questão. Deve haver conscientização para um novo paradigma de desenvolvimento, no qual a responsabilidade social tem fundamental importância. ?A questão ambiental é uma questão social. Pobreza não casa com equilíbrio ambiental?, disse.

O secretário comentou também que outro objetivo de sua gestão é trabalhar com a prevenção de acidentes, utilizando o sistema da precaução. O desenvolvimento do Mapa de Risco Ambiental é um dos projetos que atuam neste sentido, ao estudar e demarcar as áreas e empresas potencialmente impactantes no Estado. Cheida comentou que os resultados do levantamento denunciaram que 60% das empresas que apresentam riscos ambientais não estavam devidamente licenciadas. O licenciamento ambiental é uma das ferramentas do processo preventivo relacionado aos acidentes ambientais. ?Prevenir é sempre melhor do que remediar?, lembrou.

Mais informações sobre o curso no site www.acpr.com.br, no e-mail ulc@acp.org.br ou nos telefones (41) 320 2341 / 320 2381

www.ecoterrabrasil.com.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo