O ministro da Previdência e Assistência Social, Amir Lando, disse hoje, na solenidade em comemoração aos 82 anos da Previdência Social, que a universalidade da instituição deve ser alcançada brevemente com a edição do projeto de lei complementar 210, de 2004. "Além de seguridade social este programa da Previdência é, sobretudo, um programa de distribuição de renda", ressaltou.

continua após a publicidade

De acordo com Lando, "com isso se encerra um ciclo da Previdência, o da instiutição alcançar a todos". O ministro salientou que "essa é uma receita vital" e, hoje, "homenageamois o trabalho realizado pela Previdência e o trabalho materializado por meio dos servidores".

Para Lando, o fato da Previdência ser um programa de distribuição de renda é o que o torna diferente dos programas assistenciais. "Enquanto na Previdência é a realização do direito, no assistencialismo, que também é importante, sem nenhum demérido, é a dádiva", afirmou o ministro. Na sua opinião, essa dádiva é o reconhecimento da sociedade, mas é, sobretudo, "um momento de humilhação, porque a grandeza sempre é de quem dá e a humilhação é de quem recebe".

continua após a publicidade