O campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em Foz do Iguaçu vai criar um Centro de Estudos da Cultura e Reduções Jesuítico-Guaranis ? proposto por convênio entre a universidade e Secretaria de Turismo daquela cidade. ?Vamos destinar uma área de 450 metros quadrados para iniciarmos o acervo bibliográfico, cinematográfico e fotográfico para utilização em projetos de extensão e de pesquisa?, explicou o diretor do campus, Leônidas Lopes de Camargo.

continua após a publicidade

O diretor afirma que o programa será encaminhado no próximo mês à reitoria da Unioeste para institucionalizar o processo o que permitirá aos professores se dedicarem à extensão e pesquisa. ?Em seguida vamos reunir os livros sobre o assunto, filmes, fotografias e tudo mais que possa servir para embasamento dos trabalhos científicos?.

Leônidas Camargo espera que o projeto venha a coincidir com o aumento significativo da demanda turística para as missões e talvez até incluir o centro de estudos no roteiro dos visitantes. Afinidade não falta à universidade, a começar pelo projeto arquitetônico da instituição de ensino superior, inspirado no modelo das antigas reduções jesuíticas.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Sérgio Lobato, disse que o projeto incentiva o desenvolvimento da região chamada de Pólo Iguassu (Brasil, Paraguai e Argentina). Lobato lembra que o Roteiro das Missões faz parte do plano de divulgação conjunto do Mercosul.

continua após a publicidade