Começou nesta quinta-feira em Matinhos o primeiro vestibular da recém-criada Universidade no Litoral (Unilitoral). São cerca de 300 candidatos que disputam 50 vagas para o curso de Pedagogia. As provas prosseguem nesta sexta-feira às 9 horas.
A Unilitoral é a mais nova instituição pública do Paraná. Foi criada por iniciativa do governador Roberto Requião que viabilizou uma parceria com a UFPR e a prefeitura de Matinhos. A universidade funciona na antiga sede da Associação Banestado.
Para garantir o funcionamento da instituição, foram investidos R$ 2,8 milhões na desapropriação do imóvel e outros R$ 100 mil nos primeiros serviços de reforma e adaptação. O curso de Pedagogia vai funcionar à noite e é o primeiro de cinco a serem implantados numa fase inicial.
Desenvolvimento
A nova universidade é resultado de um compromisso que o governador assumiu para ajudar no desenvolvimento da região. Com ela, afirma Requião, será possível perenizar a vida das cidades litorâneas do Paraná, o que significa uma economia mais forte e mais empregos na região.
O prefeito de Matinhos, José Maria Correia, calcula que, para cada três alunos, deve ser gerado um emprego. Acrescenta que o curso de Pedagogia vai suprir a necessidade de professores nas escolas do litoral. "Será um centro de excelência que vai garantir qualificação gratuita", destaca.
Segundo o secretário do Ensino Superior, Aldair Rizzi, à medida em que as obras forem avançando outros cursos serão implantados. A meta, até 2006, é fazer com que a universidade ofereça também cursos de Educação Física, Turismo e Gestão Ambiental, além de cursos técnicos.