Uma equipe da Unidade de Saúde Palmeiras estará na Ceasa do Pinheirinho neste sábado (25), para avaliar as condições de saúde dos trabalhadores que, por causa da jornada de trabalho, têm dificuldades de fazer acompanhamento preventivo de saúde. Muitos começam a trabalhar por volta das 4h e vão até o horário de almoço.

continua após a publicidade

Das 9h às 12h, na sede do Sindaruc – sindicato que representa os permissionários da empresa – eles poderão fazer teste de diabetes e colesterol, verificar a pressão arterial e ouvir palestras com fisioterapeutas e médicos.

A expectativa é de que sejam avaliadas pelo menos 300 dos cerca de 2 mil trabalhadores que, em sua maioria, realizam atividades cansativas. É o caso do transporte de caixas de frutas e verduras, que pode afetar a coluna vertebral.

Segundo a chefe da Unidade Palmeiras, enfermeira Heloísa Ferreira, a idéia de levar o atendimento à Ceasa surgiu das visitas domiciliares feitas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) local.

"Pelas esposas e filhos dos trabalhadores que moram na nossa área de abrangência, ficamos sabendo que muitos gostariam de vir até a unidade mas não fazem isso porque não dá tempo. Eles chegam cansados em casa, a consulta sempre fica para depois e isso nos preocupa. Como muitos devem estar em faixas etárias comuns ao aparecimento de doenças crônicas que podem ser evitadas, estabelecemos essa parceria com o sindicato e vamos avaliar os trabalhadores no local, durante a manhã de trabalho", explica a chefe da US Palmeiras.

continua após a publicidade