O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette, assinam nesta quinta-feira (27), na Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo, convênio para criação do Centro de Excelência em Aviação Agrícola. Além da Unicentro, a Universidade Estadual Paulista, Unesp de Botucatu, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, integrada à Universidade de São Paulo, USP de Piracicaba, também participam do convênio.
O coordenador do Núcleo de Aviação e Tecnologia Agrícola do Paraná, Nata-PR, Sidnei Osmar Jadoski, defende a iniciativa do Ministério para reativar as pesquisas tecnológicas em prol da aviação agrícola. A instituição é vinculada à Unicentro e atuará em parceria com o Centro de Referência, que deverá também formar e reciclar profissionais para diversas atividades como pilotos agrícolas e bombeiros, também, engenheiros agrônomos, florestais e técnicos agrícolas.
Jadoski informou ainda que a Unicentro pretende criar o Curso Superior de Mecânico Aeronáutico especializado neste segmento agrícola, inédito no Brasil e, um Centro de Serviços de Revisão, Certificação e Calibragem de Equipamentos Agrícolas.
A Unicentro vem desde 1997 buscando efetivar parceria com o Ministério, para criar um Centro de Excelência em Aviação que ocupasse o lugar deixado pelo Centro Nacional de Engenharia Agrícola (Cenea) extinto no início do governo Collor.