Unicentro debate a identidade dos povos dos Faxinais

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promove nesta sexta-feira e sábado  o primeiro encontro dos povos dos faxinais no campus de Irati. O tema do evento será ?Resistir em Puxirão pelo direito de repartir o pão?.

Estarão presentes os membros da Rede Faxinal do Instituto Equipe de Educadores Populares IEEP, Associação de Faxinal do Seixas, Comissão Pastoral da Terra CTP, Terra da Direitos e Instituto Guardiões da Natureza ING, UEPG, Unicentro, IAP, Agaeco, Assis, Incra e Associação do Faxinal Saudade Santa Anita.

O "Sistema Faxinal" é encontrado desde o começo do século XVIII na região Centro-Sul do Paraná, sobretudo no âmbito da Floresta Araucária. Segundo o coordenador do encontro, Roberto Martins, são pequenos povoados rurais com atividade silvo-pastoril em áreas comuns, além de uma policultura de subsistência.

?As áreas de criar e plantar são separadas através de valos e cercas. O Sistema, vindo de Portugal e Espanha, foi implantado inicialmente no contexto cultural dos caboclos, tendo sido absorvido por imigrantes?, explica.

O coordenador ressalta a importância do encontro, ao afirmar que ?o objetivo é reavaliar este sistema de organização e auto-reconhecer a identidade dos faxinais?. Martins reforça que o sistema precisa ser tratado conforme suas tradições e ?para isso é necessário criar articulações entre eles para que eles ganhem visibilidade social e política?.Além disso, acrescenta que no encontro serão discutidos tipos de políticas e projetos que possam ajudar a preservar essas comunidades.

Nos últimos 40 anos, em função da alta tecnologia agrícola, as comunidades estão sendo destruídas. Isso acontece devido à migração desses pequenos agricultores para o sistema capitalista. Há cerca de dez anos existiam no Paraná 150 comunidades faxinais, hoje esse número caiu para 50, com um total de 3.500 famílias em 26.000 hectares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo