União Européia abandona plano de impor sistema métrico

A União Européia (UE) desistiu do plano de eliminar o sistema de medidas tradicional britânico, informam autoridades do bloco, uma decisão que permitirá que pés, polegadas, libras e onças continuem a coexistir com o metro, litro e o quilograma. Alguns políticos britânicos saudaram a decisão como uma vitória do bom senso. O grupo lobista, os Mártires Métricos, disse que foi o "poder do povo" que forçou a Comissão européia a abandonar o plano.

O Reino Unido, como quase todos os outros países, usa, oficialmente, o sistema métrico, mas valores no sistema tradicional, também chamado imperial, freqüentemente aparecem ao lado de seus correspondentes métricos. Normas da UE teriam levado à eliminação do sistema imperial a partir de 2009, mas as novas regras permitirão que as velhas unidades continuem a existir. Nem todos os britânicos gostaram da decisão. Defensores dos sistema métrico argumentam que as unidades imperiais, padronizadas em 1836, são antiquadas, contraditórias e prejudicam a economia.

"O Reino Unido só precisa de um sistema de medidas, e acreditamos que deveria ser o sistema global", disse Derek Pollard, secretário da Associação Métrica do Reino Unido. "Tentar manter dois sistemas em paralelo prejudica-nos como potência comercial". Ele destacou que muitas unidades imperiais, como a dracma (um oitavo de onça, ou 35 gramas), o escrúpulo (um terço de dracma) e o grão (um vinte avos de escrúpulo) já estão abandonados. "Estão nos livros de história, e espero que o resto vá para os livros de história no futuro próximo", defendeu Pollard.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo