O presidente Lula defendeu nesta quarta-feira (07) à tarde a parceria entre os entes federativos e a sociedade civil como forma de resolver os problemas acumulados no País. "Somente uma parceria entre os três entes federativos (União, estados e municípios) e com a sociedade civil pode permitir que nos próximos 20 anos acabemos com as mazelas criadas nos últimos 40 anos nesse País", disse Lula em discurso no Palácio Laranjeiras, no Rio.

continua após a publicidade

Lula citou em vários momentos as omissões de anos passados como justificativa para os problemas atuais do Brasil. "Acho importante que todos nós que estamos aqui tenhamos consciência que houve um acúmulo de problemas no Brasil por tantos e tantos anos que o Estado não tem mais condições de resolvê-los, é importante ter coragem de dizer isso", disse o presidente, acrescentando que os atuais governos têm responsabilidade hoje de fazer coisas que deveriam ter sido realizadas há 30 anos.

"O estoque de problemas é muito grande e a solução é muito difícil. Todos nós queremos pagar menos impostos e ter mais serviços e são incompatíveis essas dádivas de Deus, as duas coisas não batem", disse. O presidente seguirá daqui a pouco para Santa Cruz, na zona oeste do Rio, onde encerra longa programação que cumpriu desde a manhã de hoje na cidade. No início da noite, o presidente retornará a Brasília.

continua após a publicidade