O presidente da Comissão União Africana, Alpha Oumar Konare, propôs apoio ao Brasil na liderança da missão de paz das Nações Unidas no Haiti. Em viagem a quatro países africanos, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reuniu-se hoje com Konare.
Após o encontro, Konare defendeu o respeito e a inclusão de diferentes grupos políticos no Haiti como forma de restabelecer a democracia. Para Amorim, a conversa mostrou visões semelhantes sobre a posição brasileira no Haiti.
"Também achei muito importante o diálogo sobre outros temas como o Haiti. A África, e especialmente o presidente Konare, que é um homem com muita experiência e que já trabalhou com desarmamento no seu país de origem. Ele esteve no Haiti e tem uma visão muito positiva, muito parecida com a nossa. Temos que olhar para frente e ajudar o povo haitiano a se reerguer."
Nesta terça-feira, além da visita à União Africana, a delegação brasileira também participou de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia. Os dois países firmaram um protocolo de intenções na área de saúde. A expectativa é trazer para o país africano a experiência brasileira de tratamento a malária e imunização. Outros projetos deverão ser firmados após a instalação definitiva da embaixada brasileira na capital etíope.