A grandiosidade e a beleza da Serra do Mar causam admiração em turistas brasileiros e do mundo todo. São centenas de rios, cachoeiras, montanhas, vales, muito verde e animais que vivem neste cenário, onde a única interrupção humana foi a construção de um obra, que até então dizia-se ser impossível pela irregularidade do terreno. Os responsáveis pela concretização desse projeto foram os irmãos engenheiros Rebouças, que há 120 anos ergueram selva a dentro a estrada de ferro Paranaguá – Curitiba, que até hoje é motivo de estudo por sua engenhosidade e audácia. Essa audaciosa obra tornou-se um dos destinos turísticos mais visitados do país, recebendo, entre os meses de novembro e fevereiro, aproximadamente 80 mil pessoas.

continua após a publicidade

O trajeto é administrado pela Serra Verde Express, que oferece o percurso de 110 quilômetros por trem ou litorina de Curitiba a Paranaguá passando por Morretes. O trecho começa na Capital e um pouco mais adiante a paisagem se abre para a Serra do Mar, onde é possível visualizar as grandes obras da audaciosa construção.

O caminho reserva muitas emoções ao passageiro, como a incrível sensação de estar suspenso no ar que se tem quando o trem passa pela Ponte São João, que está a 70 metros de altura do nível do mar. Outro ponto inesquecível da viajem é o Viaduto Carvalho, em que o passageiro se sente arremessado para fora do vagão, saindo literalmente pela tangente.  

Outros destaques do passeio são as quedas da Cachoeira Véu da Noiva e o Pico do Diabo. A cachoeira impressiona pelo grande volume de água que sai da rocha e pelo barulho ensurdecedor provocado pelas quedas do Rio Ipiranga. O Pico do Diabo encanta pelo atrevimento da natureza, que formou uma grande rocha com uma fenda entre duas escarpas, a Garganta do Diabo e o Santuário do Cadeado.

continua após a publicidade

Chegando a Estação de Marumbi, o trem faz uma parada para os passageiros tirarem fotos do Pico Marumbi, com 1539 metros de altura, localizado no Parque Nacional do Marumbi. Seguindo o trecho, o trem ainda passa por Morretes e realiza sua parada final em Paranaguá, que abriga a Estação mais charmosa de todo o trajeto.

Horários de descida:

continua após a publicidade

O trem parte diariamente de Curitiba até Morretes, e nos sábados, domingos e feriados até Paranaguá. O horário de saída é 8h15.

A litorina parte nos sábados, domingos e feriados até Morretes. O horário de saída de Curitiba é 9h15.

Informações:

Serra Verde Express (41) 3323.4007

www.serraverdeexpress.com.br