Uma nova visão do centro, segundo Jaime Lerner

São paulo (AE) – Sobre o Rio Tamanduateí, na região do Mercado Municipal, um píer com largos passeios e espaço para lojinhas. Na Cracolândia, região da Luz, torres residenciais de desenho moderno, com pátios e jardins, além da recuperação dos edifícios históricos. Nas principais avenidas do centro, lojas com espaço para marcas famosas. O arquiteto Jaime Lerner, duas vezes governador do Paraná e três vezes prefeito de Curitiba, tirou essas e outras idéias de sua prancheta para a cidade de São Paulo. Ele foi contratado pela Prefeitura para sugerir projetos de reurbanização das regiões da Luz e do Mercadão.

Os primeiros desenhos feitos por Lerner – considerado o maior responsável pela transformação de Curitiba em cidade de referência internacional – já estão nas mãos do prefeito José Serra e do secretário de Serviços e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.

Equipes do governo municipal já estudam a viabilidade das propostas. Duas delas, a de ruas comerciais desmontáveis, feitas de contêineres, e a criação de bazares no centro, têm boas chances de ser tocadas já nos próximos meses em parceria com a iniciativa privada, segundo Matarazzo.

"Toda cidade deve investir sua energia em mudar tendências. Se houver concentração total nisso, ela muda. Não é impossível", afirma Lerner, que já prestou serviços de consultoria em urbanismo para cidades como Seul, Xangai, Nova York e Bogotá.

"Eu acredito que dois anos é tempo mais do que suficiente para mudar de vez a cara do centro. Eu disse para o Serra, quando ele me procurou: ‘Eu sei como fazer. E sei fazer rápido’."


Estruturas de arame

Parte de suas propostas é baseada no que chama de ‘arame’ – na verdade, estruturas tubulares metálicas com projeto e montagem fáceis e efeito visual de impacto, a exemplo das obras implementadas em Curitiba em seus governos, como o Teatro Ópera de Arame e a estufa que enfeita a paisagem do Jardim Botânico da cidade.

Em São Paulo, a obra mais inovadora sugerida pelo ex-governador é o Cais de Arame, que seria montado sobre o Rio Tamanduateí. Há ainda Praças de Arame multifuncionais, que podem abrigar áreas para a prática de esportes e de comércio, de manhã e espaços para bares, restaurantes e grandes eventos, à noite.

"São projetos muito interessantes, viáveis e bonitos. Pediremos ao Lerner que os aprofunde", diz Matarazzo. O ex-governador tem feito visitas semanais a São Paulo para discutir o andamento das propostas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo