Uma indústria à espera de ações

Ainda falta muito mesmo para o Brasil ser considerado um País com um turismo forte e desenvolvido de maneira sustentável. O próprio ministro Walfrido dos Mares Guia, que esteve em Curitiba na semana passada, considera que o setor precisa ser desenvolvido e também promovido. A iniciativa privada está a todo vapor, inaugurando hotéis e resorts em todas as regiões do País. Além dos nacionais, os estrangeiros descobriram, de repente, o maravilhoso nicho que é o Brasil.

Diante de tanta oferta, é difícil não pensar onde é que toda essa gente vai parar. Será que há tanto consumidor para tanto produto? Bem, esse já é outro assunto. O importante é que eles, brasileiros e estrangeiros, estão apostando nesse mercado e gerando empregos. O próprio ministro citou que há hotéis que empregam mais do que grandes montadoras de veículos.

Caminhando na mesma trilha de otimismo, as operadoras de turismo oferecem, a cada dia, uma gama maior de pacotes para diferentes destinos e bolsos. Muitas cidades com potencial turístico, além de pousadas, hotéis e resorts, estão também ganhando opções diferenciadas de lazer e gastronomia. Localidades que antes só tinham a oferecer suas belas paisagens para mera contemplação viraram produtos turísticos, oferecendo passeios e esportes junto à natureza.

Ganharam todos: a cidade, que passou a arrecadar mais; o turista, que ganhou mais opções de lazer; as empresas, que aumentaram seus lucros; os meios de hospedagem que ganharam um público diferenciado; o comércio e a população local, que se beneficiaram com os postos de trabalho abertos.

É o turismo gerando emprego e renda, como muito se diz por aí. Parece simples, e é. Basta todo mundo querer, e parece que todo mundo quer. Se já temos estrutura para receber e serviços a oferecer, então, por que as coisas caminham ainda de forma tão devagar? Será que a resposta está mesmo na afirmação de Mares Guia ao falar que falta promoção? Acredito que essa seja mesmo uma das causas.

É incrível, mas há ainda muito estrangeiro que pensa que o Brasil é uma selva e que as nossas únicas atrações são as mulatas e o Carnaval. Por isso, é preciso divulgar, de forma incessante, a imensidão de atrativos turísticos que temos e de uma forma organizada.

O ministro parece consciente dessa necessidade de divulgação, ao anunciar um investimento de R$ 100 milhões somente para essa finalidade, visando atrair brasileiros e, especialmente, estrangeiros. Além disso, disse estarem disponíveis R$ 1,8 bilhão para os empresários poderem investir no desenvolvimento de sua atividade. Nossa, era tudo o que o setor precisava ouvir. Mas então vamos começar logo.

Que bom que o atual governo tem consciência da importância do turismo para o desenvolvimento. Porém, não dá mais para iludir ninguém. Dizer que acredita que o turismo pode ser um importante propulsor, por que não dizer, uma das tábuas de salvação, do Brasil, todo mundo sabe e está cansado de ouvir. Esperamos agora que nos mostre que sabe como fazer essas ações gerarem resultados reais.

Danielle de Sisti  (turismo@parana-online.com.br) é editora do Caderno Viagens e Turismo, de O Estado.

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