Brasília (AE) – Pelo menos 33% dos 2,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocados para a primeira etapa do recadastramento já compareceram às agências bancárias onde recebem seus benefícios. O balanço do censo previdenciário, que começou em outubro, foi feito hoje (1) pelo ministro da Previdência Social, Nelson Machado, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

continua após a publicidade

Apesar de classificar o censo previdenciário até agora como um sucesso, Nelson Machado alertou os segurados para não perderem o prazo. Os convocados em outubro que ainda não atualizaram os dados têm até o dia 31 de dezembro para apresentar a documentação. "É importante lembrar que as pessoas que receberam o aviso em outubro têm até o dia 31 de dezembro para participar do Censo", afirmou o ministro.

Os segurados convocados em novembro devem atualizar os dados até 30 de janeiro de 2006. Só depois que cada aposentado ou pensionista receber três avisos e não comparecer para atualizar os dados é que a Previdência Social tentará localizar o segurado por meio de carta. A última tentativa de comunicação será feita mediante a publicação de editais, quando também será comunicada a suspensão do pagamento do benefício. O pagamento será reativado tão logo o segurado compareça e participe do recadastramento.

continua após a publicidade