Divulgação
"Circulação e área íntima" ganhou releitura nas mãos da arquiteta pontagrossense Poliana Portela.

As mostras de ambientes são um palco repleto de novidades para quem deseja decorar a residência com as últimas novidades em produtos e soluções para o interior. Espaços considerados comuns da casa ganham outra dimensão nas mãos dos profissionais da arquitetura e decoração e com auxílio da tecnologia novos materiais. A missão desses profissionais é aliar a beleza à funcionalidade, com muita criatividade.

continua após a publicidade

Na mostra de ambientes decorados Casa Cor Paraná, que ocorre em Curitiba até o dia 25 de junho, esses profissionais foram além, ao acrescentar o luxo segundo a sua concepção. Com isso, o resultado é surpreendente, de encher os olhos dos visitantes. Um dos exemplos é o espaço "Circulação e área íntima", que ganhou uma releitura nas mãos da arquiteta ponta-grossense Poliana Portela, tornando-o mais funcional e rico em detalhes. "Agreguei utilidade ao ambiente ao mesmo tempo em que procurei quebrar a monotonia que um espaço de circulação impõe", conta Poliana.

Para visualizar o principal destaque do ambiente, é necessário olhar para cima: um enorme quadro suspenso de três metros cobre toda a extensão do teto. Criação do pintor curitibano Luiz de Souza, a obra representa uma cena de realismo fantástico, com cores em tons vivos e nuances surrealistas. Nas paredes, as inovações são notórias. Dois painéis retangulares, recobertos com sementes de jupati – espécie de palmeira da Amazônia -, dão um tom exótico ao espaço e combinam com os "nichos" projetados também nas paredes. A iluminação do local é abundante e começa por baixo. O brilho próprio dos "nichos" e dos painéis circulares prepara o observador para a iluminação do teto, que realça toda a beleza do painel suspenso. "O resultado é um espaço que agrega utilidades e personalidade de maneira despojada e divertida", afirma a arquiteta.

Área externa

O luxo enquanto sinônimo de conforto, simplicidade e qualidade de vida é percebido na grande parte dos ambientes da casa. Esta mudança na maneira de encarar o tema guiou também o trabalho das arquitetas Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, que assinam a "Varanda com vista para o jardim". "Para obter o luxo como resultado final, não é preciso utilizar somente produtos caros. Usar materiais de boa qualidade e chegar a um ambiente funcional, sofisticado e confortável é o verdadeiro significado do luxo", diz Samara.

continua após a publicidade

Localizado na casa do casal sênior, o ambiente conta com uma área interna e a fachada em frente à piscina – ao lado do estar íntimo para família -, onde é possível observar uma mistura de características românticas com modernas, tanto no mobiliário quanto nos tecidos, além de muitas novidades para o segmento de arquitetura e decoração, como revestimento em madeira com rasgos simétricos, puffs na cor preta feitos em ratan (espécie de junco), almofadas pretas, persianas, namoradeira em ratan, baú antigo, um vaso em forma de cubo em acrílico com detalhes em madeira, entre outras.