A Reserva Natural Salto Morato, localizada a 20 km da sede do município de Guaraqueçaba, recebeu da Unesco o título de Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade três anos depois da inauguração, em 1996. Cerca de seis mil pessoas por ano visitam o local, onde se destaca o Salto Morato, queda d’água de 130 metros.
A infra-estrutura
No Centro de Visitantes, o turista recebe informações sobre a reserva. O local também tem infra-estrutura adequada para receber os visitantes: estão disponíveis sanitários, loja de souvenir, quiosques para churrascos ou piqueniques e espaço para acampamento para quem pretende pernoitar. O camping deve ser agendado com antecedência. Para garantir o conforto, leve bastante água, protetor solar, muito repelente, boné, tênis ou botas de trekking com meias secas para as trilhas. Não esqueça de roupas leves.
Como chegar
De carro – Partindo de Curitiba, pegar a BR-277 em direção ao litoral, no km 30, acessar a PR-408 (Morretes-Antonina), que é asfaltada. Outra opção é pegar a BR-116 (Curitiba-São Paulo) até a Estrada da Graciosa (km 60), com trechos de paralelepípedos. Tanto quem for pela Estrada da Graciosa quanto pela PR-408 deve entrar na PR-440 (Antonina-Cacatu). E, um pouco à frente, acessar a PR-405 (Cacatu-Guaraqueçaba). São 79 km de estrada de chão. Uma placa sinaliza a entrada do Salto Morato.
De ônibus – Diariamente, partem ônibus de Curitiba em direção a Guaraqueçaba, pela Viação Graciosa. O percurso é completado com uma caminhada de 4,5 km até a Reserva Natural Salto Morato.
De barco – Há um sistema de barcos que faz o percurso entre Paranaguá e Guaraqueçaba. É necessário alugar um automóvel para fazer o translado de Guaraqueçaba até Salto Morato,
Informações:
Ingresso: R$ 5
Horário: de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30.
Camping: diária de R$ 5,00 por pessoa. É necessário reservar com antecedência.
E-mail: morato@fundacaoboticario.org.br
Telefone: (41) 3482-1506 ou (41) 9978-2140