Brasília – De acordo com o Censo de Educação Superior 2004, divulgado hoje (16) pelo ministério da Educação, apenas 10,4% dos jovens entre 18 e 24 anos estão em algum curso de ensino superior no país. A expectativa para os próximos dois anos é que esse número chegue a 30%

continua após a publicidade

"O problema é que o estudante de nível superior brasileiro chega na universidade com mais de 20 anos. Há muitas reprovações. À medida que o fluxo escolar for melhorando, com o ensino médio em três anos e o fundamental em oito, começaremos a ter um ingresso mais jovem na universidade. Para que isso seja possível é importante que o estudante entre mais novo na universidade, consiga concluir o seu curso em quatro ou cinco anos e, evidentemente, o número de vagas seja ampliado", explicou o diretor de Desenvolvimento de Educação Superior da secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Manoel Palácios.

Para ele, a ampliação do número de vagas nas instituições públicas de ensino superior é fundamental para que o estudante garanta uma graduação numa universidade. "As famílias não têm dinheiro para pagar a instituição particular então a expansão das universidades públicas é muito importante", disse.

O Censo de Educação Superior 2004 fez um retrato das instituições de ensino e dos estudantes. Entre outros dados, a pesquisa mostrou que hoje no país existem 2.013 instituições de educação superior, sendo 224 públicas e 1.789 privadas. Além disso, houve um crescimento de 18,7%, em relação a 2003, no número de estudantes que concluíram seus cursos. Ao todo, foram 626,6 milhões, sendo 424,3 milhões nas instituições privadas e 202,2 nas públicas.

continua após a publicidade