O último balanço da Empresa Brasileiro de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) mostra que um em cada oito vôos nos aeroportos brasileiros está atraso em mais de uma hora. Ou seja, do total de 1.141 vôos programados entre a 0 hora e s 15 horas de hoje (26), 176 tinham atrasos – 15,4% do total. Neste fim de semana, o Ministério da Defesa pediu Infraero a punição dos responsáveis pelos atrasos no aeroporto internacional de Guarulhos (Cumbica), em São Paulo, onde houve muitos atrasos no final de semana.

continua após a publicidade

As operações em Cumbica tiveram de ser suspensas, no sábado e no domingo, devido ao nevoeiro. Sempre que há nevoeiro ou redução da visibilidade, aquele terminal mantém o funcionamento com o auxílio de instrumentos. Esse sistema, no entanto, foi danificado há dias, com a queda de um raio. A questão levou o ministro da Defesa, Waldir Pires, a determinar rigorosa apuração do que aconteceu e punir os responsáveis, se for o caso.

Hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o terminal teve de ser fechado, com a interrupção da pista das 5h25 s 7h40, por causa do nevoeiro. Até o final da manhã, 63 vôos tinham sido afetados com o fechamento da pista. O ministro Waldir Pires se reuniu com o presidente da Infraero, o tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, até o meio da tarde de hoje. No encontro, a portas fechadas, foi entregue a Pires um relatório técnico sobre os problemas no fim de semana no aeroporto de Guarulhos.

O teor do relatório, contudo, ainda não foi divulgado. Segundo a Infraero, a culpa pelos problemas não foi da estatal. Amanhã, s 9 horas, o ministro Pires entregará o documento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participarão da reunião representantes da Infraero, da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

continua após a publicidade