Os últimos três dos nove pacientes que ainda estavam na Santa Casa de Paranaguá foram encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para outros hospitais na tarde desta sexta-feira. Dois deles eram portadores de HIV e foram transferidos para o Hospital Osvaldo Cruz, em Curitiba. Uma terceira paciente, com câncer no pâncreas, foi encaminhada para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, mas o médico que a examinou acabou dando-lhe alta.
Com a transferência dos últimos pacientes, a Santa Casa de Paranaguá foi definitivamente fechada. A Secretaria da Saúde havia indicado sete hospitais que passaram a ser considerados de referência para o atendimento dos pacientes da Santa Casa e das pessoas da cidade que precisarem de tratamento médico.
A Secretaria da Saúde também iniciou o processo de auditoria nas instalações da Santa Casa e técnicos da entidade estão fazendo o levantamento dos recursos humanos e do patrimônio. Os dois levantamentos devem levar de três a quatro dias, segundo Marcelo Augusto Capraro, chefe da 1a Regional de Saúde, que abrange Paranaguá e mais sete municípios.
Por outro lado, a prefeitura da cidade conseguiu na quarta-feira liminar que autorizou o uso das instalações da Maternidade Maria de Lourdes Elias Roque, que funciona em prédio anexo ao hospital. Marcelo Capraro esclarece que o atendimento da maternidade é de responsabilidade do município, com funcionários da prefeitura da cidade.