Será lançada nesta quarta-feira, na Universidade Federal do Paraná, uma das primeiras publicações brasileiras sobre novo código civil que deverá entrar em vigor em janeiro do próximo ano. A obra “Diálogos sobre Direito Civil: Construindo uma Racionalidade Contemporânea” apresenta pesquisas de 22 especialistas em Direito Civil da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Além de fazer críticas ao novo Código Civil, o livro mostra a integração das duas instituições, tradicionais no ensino do Direito e apresenta o resultado de dois anos de pesquisas.
Os 2.044 artigos do novo Código Civil são analisados de maneira crítica, em especial as regras jurídicas estabelecidas nas questões da família, do patrimônio e das relações contratuais. Para os autores, o “novo Código já nasce desatualizado”. Por isso, além das críticas, há também sugestões de como as leis podem ser melhoradas, segundo o professor, Luiz Edson Fachin, um dos organizadores do livro. Para os estudantes, a obra pode ser uma importante fonte de consulta e para os profissionais, irá ajudá-los a aplicar o novo Código.
O livro foi organizado pelos professores Carmem Lúcia Silveira Ramos, José Antonio Peres Gediel e Luiz Edson Fachin, da Universidade Federal do Paraná e ainda Gustavo Tepedino, Heloísa Helena Barboza e Maria Celina Bodin de Moraes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O lançamento será às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, Praça Santos Andrade 1º andar. Mais informações podem ser obtidas com o professor Luiz Edson Fachin, pelos telefones (41) 310-2688, 310-2750 ou 9985-0235.