As pessoas que criticam Luiz Inácio Lula da Silva por sua falta de títulos acadêmicos em breve não terão mais argumentos. O presidente eleito do Brasil deverá ser a próxima autoridade a receber o título de Doutor Honoris Causa de UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Na próxima semana, o Conselho Universitário vai se reunir para analisar a proposta, que será encaminhada pelo reitor.
“Por ser o primeiro pernambucano eleito à Presidência da República com a maior votação da história do Brasil e pelo seu passado de luta defendendo as causas sociais, Luiz Inácio Lula da Silva se faz merecedor do título”, disse o reitor da instituição, Mozart Neves Ramos.
O título é concedido a personalidades que tenham contribuído para o progresso da universidade, da região nordeste ou do país ou que tenham se destacado pela sua atuação em favor das ciências, das artes, das letras ou da cultural em geral.
Entre os agraciados com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, nos últimos anos, estão o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (1998), o geógrafo da USP Milton Santos (1999), o prêmio Nobel de Física Claude Cohen-Tannoudji (1999) e o primeiro superintendente e idealizador da Sudene, o economista Celso Furtado (2000).
A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário instruída com o currículo do indicado e justificativa elaborada por uma comissão especial designada pelo reitor.
Para a concessão do título, a proposta precisará ser aprovada por no mínimo dois terços do conselho, que é composto pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores, diretores e vice-diretores de centro, representantes dos conselhos departamentais, das classes docentes, da sociedade e dos estudantes. (UOL)
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna