Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a responsável pela realização do V Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, no período de 07 a 09 de fevereiro de 2006. A promoção é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com a Lei 13.134/01, a cada ano uma das instituições estaduais de ensino superior sedia e promove o vestibular.
As inscrições aos interessados estarão disponíveis até o dia 30 deste mês, nos postos da Funai, nas universidades e faculdades estaduais. Independente das vagas regulares ofertadas, existem a disponibilidade de três vagas extras por ano, para as sociedades indígenas, nas universidades estaduais do Paraná. A seleção dos indígenas para preencher as vagas é feita anualmente por meio de vestibular específico.
A Comissão Universidade para os Índios, instituída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, responsável pelo desenvolvimento do vestibular na UEPG, está composta pelos professores José Carlos Borsato, José Tadeu Dolinski e José Roberto de Vasconcelos Galdino, que também fazem parte da comissão estadual.
Segundo o reitor da UEPG, Paulo Roberto Godoy, uma das grandes metas da instituição, além de proporcionar a possibilidade de os povos indígenas terem acesso ao ensino superior, ?é criar mecanismos que propiciem a permanência de representantes das diversas etnias dentro da universidade?.