O Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai mobilizar mais de nove mil candidatos em 13 cidades neste domingo (11) e segunda-feira (12). As provas serão realizadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

continua após a publicidade

No domingo, serão aplicadas as provas de Redação, Conhecimentos Gerais e Língua Estrangeira. Na segunda-feira, a prova vocacionada, na qual o candidato responde apenas questões de disciplinas relacionadas ao curso pelo qual optou.

No total, a Comissão Permanente de Seleção registrou 9.039 inscrições, para 719 vagas nos campi de Ponta Grossa, São Mateus do Sul e Castro. A concorrência é de 12,5 candidatos por vaga. Na divisão por cotas, são 107 concorrentes a 53 vagas da reserva para negros oriundos da escola pública, com uma proporção de dois candidatos por vaga. Na cota da escola pública, o concurso terá 3.854 candidatos para 317 vagas, proporção de 12 por vaga. Já a cota universal (não optantes pelo regime de cotas) tem 5.078 inscritos, para 349 vagas, concorrência de 14,5 por vaga.

Medicina apresenta a maior concorrência. No computo geral, são 1.507 candidatos para 15 vagas, proporção de 100,4 por vaga. Na cota para negros, Medicina registra 19 inscritos a duas vagas (concorrência, 9,5); na escola pública, haverá 468 vestibulandos na disputa de 6 vagas (78 por vaga); e na cota universal, 1.020 concorrentes a 7 vagas (145,7 por vaga). O curso de Engenharia Civil é o segundo na relação de mais concorridos. Os 670 candidatos vão disputar 17 vagas (39,4). Na cota para negros, são 10 candidatos para 2 vagas (5 por vaga); na escola pública, são 289 candidatos para 7 vagas (41,2); na cota universal, 371 inscritos para 8 vagas (46,3 por vaga).

continua após a publicidade

DOCUMENTOS – Para acessar os locais de prova, os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar a ficha de inscrição, com foto 3×4 e a cópia do seu documento oficial de identidade coladas, conforme orientação do Manual do Candidato, mais o documento original de identidade. O candidato que tiver o documento extraviado, furtado ou roubado somente terá acesso mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial (BO) original com registro circunstanciado da ocorrência. Para fazer as provas, o candidato deverá usar apenas caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de corpo transparente.

A Comissão Permanente de Seleção alerta os candidatos para se deslocarem para os locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência, principalmente, na segunda-feira, dia normal de atividades no comércio da cidade. Os portões dos locais de prova serão abertos às 14 horas, com fechamento, impreterivelmente, às 15 horas. As provas terão início às 15h30, após a identificação dos candidatos.

continua após a publicidade

Os candidatos podem conferir os locais de prova e ensalamento na página do concurso, disponível no endereço www.cps.uepg.br/vestibular/.

Os dados completos da proporção candidato/vaga, bem como os locais de prova e outras informações do Vestibular de Verão podem ser acessados no endereço www.uepr/cps.