UEPG discute criação de um Centro de Tecnologias de Cerâmicas

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldair Tarcísio Rizzi, assinou esta semana na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) um convênio para dar infra-estrutura aos cursos de Informática e Engenharia da Computação. Na oportunidade os dirigentes da instituição de ensino superior discutiram com secretário a proposta para a criação do Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas ? CESTEC-PR. Realizado no Auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP). O reitor Paulo Roberto Godoy, pró-reitores, diretores de setor, professores e representantes da Mineropar participaram desta discussão.

No primeiro momento do encontro, ocorreu a assinatura do convênio entre Secretaria, por meio do Fundo Paraná e UEPG para a modernização dos laboratórios do curso de Física e a montagem do Laboratório de Computação Gráfica, ainda em fase de reconhecimento. O curso de Física vai ganhar uma estrutura computacional voltada para a capacitação do seu corpo docente, estendendo benefícios também para os alunos principalmente da Licenciatura.

A oportunidade da assinatura do termo de cooperação técnico-financeira (R$ 222.496,00 – valor exato) surge como um apoio na ampliação da oferta de cursos da UEPG. Também se volta para contribuir na melhoria da capacitação dos futuros docentes do ensino médio e dos profissionais das áreas de Engenharia da Computação e Ciências Exatas.

O Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas (CESTEC-PR) será responsável pela organização de uma rede de laboratórios, instituições de pesquisas, universidades e outras empresas paranaenses, apresentando entre os seus objetivos a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de pessoal na área da cerâmica. Destacando que o curso de Engenharia de Materiais da UEPG representa a instituição nas discussões com o Governo do Estado para a possível instalação desse centro de pesquisa.

O reitor Paulo Roberto Godoy disse que ?há um interesse em desenvolver essas atividades aqui em Ponta Grossa pela experiência e pela ênfase na pesquisa de Engenharia de Materiais e por estarmos próximos das regiões produtoras de produtos cerâmicos?.

O secretário Aldair Rizzi explicou que a idéia está em constituir uma rede estadual vinculando as universidades com a pesquisa. ?Vamos ver quais as universidades que têm suas potencialidades e aprendizados voltados para a pesquisa na área de cerâmica. Registrar, enfim, as instituições que têm interesses em determinadas áreas na produção dessa tecnologia. Isso também com o intuito de fazer relações com as realidades municipais e regionais?.

Para Altair Rizzi, o importante do projeto não está somente na ênfase a pesquisas, informações, processos e produtos, mas também em constituir no Paraná um centro de referência de produção de cerâmicas?. Durante a presença na UEPG, o secretario Altair Rizzi visitou os laboratórios disponíveis no curso de Engenharia de Materiais da UEPG.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo