O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldair Tarcísio Rizzi, assinou esta semana na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) um convênio para dar infra-estrutura aos cursos de Informática e Engenharia da Computação. Na oportunidade os dirigentes da instituição de ensino superior discutiram com secretário a proposta para a criação do Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas ? CESTEC-PR. Realizado no Auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP). O reitor Paulo Roberto Godoy, pró-reitores, diretores de setor, professores e representantes da Mineropar participaram desta discussão.
No primeiro momento do encontro, ocorreu a assinatura do convênio entre Secretaria, por meio do Fundo Paraná e UEPG para a modernização dos laboratórios do curso de Física e a montagem do Laboratório de Computação Gráfica, ainda em fase de reconhecimento. O curso de Física vai ganhar uma estrutura computacional voltada para a capacitação do seu corpo docente, estendendo benefícios também para os alunos principalmente da Licenciatura.
A oportunidade da assinatura do termo de cooperação técnico-financeira (R$ 222.496,00 – valor exato) surge como um apoio na ampliação da oferta de cursos da UEPG. Também se volta para contribuir na melhoria da capacitação dos futuros docentes do ensino médio e dos profissionais das áreas de Engenharia da Computação e Ciências Exatas.
O Centro de Estudos de Ciências e Tecnologias Cerâmicas (CESTEC-PR) será responsável pela organização de uma rede de laboratórios, instituições de pesquisas, universidades e outras empresas paranaenses, apresentando entre os seus objetivos a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de pessoal na área da cerâmica. Destacando que o curso de Engenharia de Materiais da UEPG representa a instituição nas discussões com o Governo do Estado para a possível instalação desse centro de pesquisa.
O reitor Paulo Roberto Godoy disse que ?há um interesse em desenvolver essas atividades aqui em Ponta Grossa pela experiência e pela ênfase na pesquisa de Engenharia de Materiais e por estarmos próximos das regiões produtoras de produtos cerâmicos?.
O secretário Aldair Rizzi explicou que a idéia está em constituir uma rede estadual vinculando as universidades com a pesquisa. ?Vamos ver quais as universidades que têm suas potencialidades e aprendizados voltados para a pesquisa na área de cerâmica. Registrar, enfim, as instituições que têm interesses em determinadas áreas na produção dessa tecnologia. Isso também com o intuito de fazer relações com as realidades municipais e regionais?.
Para Altair Rizzi, o importante do projeto não está somente na ênfase a pesquisas, informações, processos e produtos, mas também em constituir no Paraná um centro de referência de produção de cerâmicas?. Durante a presença na UEPG, o secretario Altair Rizzi visitou os laboratórios disponíveis no curso de Engenharia de Materiais da UEPG.