A esquete teatral ?Aquele que diz sim, aquele que diz não?, baseada no texto de Bertold Brecht, será apresentada pelo grupo de Teatro Universitário de Maringá (TUM), nesta terça-feira (11), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento será às 19h30, no Bloco H-90, no auditório do Nupélia, no câmpus universitário.
A apresentação faz parte do relançamento do projeto Médicos da Graça, que tem parceria da UEM com a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente Enfermo de Maringá. O evento, segundo o coordenador artístico Pedro Uchoa, também servirá para despertar o interesse dos acadêmicos da área de saúde em integrar o projeto.
Os Médicos da Graça pretendem interagir com os pacientes, principalmente com as crianças internadas em hospitais, por meio da musicalidade, da arte, da mímica e da entonação de voz. ?Existe preocupação com o figurino e até com a atuação do clown (palhaço) que devem ser sutis para não assustar?, comentou.
Pelo projeto, as encenações serão lúdicas e interativas sempre respeitando o ambiente hospitalar. ?O clown deve ir ao encontro da criança, criando situações para amenizar o internamento?, resumiu Uchoa. Durante o lançamento está prevista uma palestra sobre ?O brincar e a criança enferma? com a psicóloga Sônia Facca, de São Paulo. Também haverá apresentação da prática clown e orientações sobre o projeto.
O projeto ?Médicos da Graça? será desenvolvido por meio de uma parceria com o Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Diretoria de Cultura da UEM e Teatro Universitário de Maringá. Interessados em participar como observadores e ou nas oficinas devem se inscrever por meio dos telefones (44) 3225-3738 e 3261-4507. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os Médicos da Graça serão selecionados após participação da oficina.