A banda irlandesa U2 deverá vir ao Brasil no início do ano que vem com sua turnê mundial Vertigo (iniciada em San Diego, Califórnia, no dia 28 de março). O grupo promove seu 11º álbum, "How To Dismantle An Atomic Bomb", que vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo desde o lançamento, em 23 de novembro de 2004.
O empresário que anuncia o show é Luiz Oscar Niemeyer, do Rio. Ele informou hoje, por sua Assessoria de Imprensa, que as negociações estão "adiantadas" e falará dos detalhes oportunamente. Mas há outro grande produtor negociando. Especula-se que os shows sejam em 21 e 22 de fevereiro – apenas três dias depois de os britânicos dos Rolling Stones se apresentarem gratuitamente na Praia de Copacabana, no Rio. São duas das maiores bandas de rock no mundo e já "duelaram" com as megaturnês Popmart (U2) e Bridges to Babylon (Stones), com custos estimados em mais de US$ 10 milhões.
O patrocinador do show dos Stones é a Claro. O do U2 (que deve se apresentar no Morumbi, em São Paulo) ainda não foi revelado. Se for da área de telefonia, é mais um exemplo da guerra do setor pelo marketing musical – a TIM, por exemplo, se retira do Museu de Arte Moderna do Rio porque um concorrente, a Vivo, patrocina com R$ 20 milhões a construção do novo auditório do museu, que levará seu nome.
O U2 já veio em 1998, numa das maiores negociações de cachês do show biz nacional: US$ 8 milhões. No primeiro show, a desorganização do trânsito parou o Rio. Franco Bruni, empresário que os trouxe, quebrou, entrou com ação contra o U2 e se afastou das grandes turnês.