Brasília ? A implantação da TV Digital, coordenada pelo Ministério das Comunicações, receberá R$ 1 bilhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O anúncio do financiamento foi feito pelo presidente do Banco, Demiann Fiocca, nesta quinta-feira (15/02) em solenidade no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro Hélio Costa, ?este financiamento é de grande importância para o setor, porque vai permitir um salto significativo que coloca o Brasil competitivamente próximo a todos os países de primeiro mundo que estão, disparadamente, num plano da TV digital como uma ferramenta de trabalho na educação, na saúde, na cultura, em todos os setores da sociedade?.
Costa destacou ainda que a TV Digital será mais um instrumento de inclusão social, ao permitir que as pessoas do Brasil inteiro tenham acesso ao que há de melhor e mais poderosa ferramenta tecnológica disponível neste momento.?
Os recursos, que serão disponibilizados até 2013, serão destinados a programas voltados para o desenvolvimento do primeiro chip nacional para conversores da TV digital, modernização da infra-estrutura mantida pelas emissoras de TV e à produção de softwares, equipamentos da TV digital, além da produção de novos conteúdos digitais.