O governo quer que em torno de 80% do valor dos aparelhos de televisão digital seja de componentes produzidos no Brasil. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou hoje (23) a consulta pública das propostas de Processo Produtivo Básico para a fabricação de TV digital no Brasil.

O secretário-executivo, Benjamin Sicsú, afirmou que os critérios definidos objetivam elevar o valor agregado nacional. Atualmente, exemplificou, apenas 40% do processo produtivo das televisões de 29 polegadas são nacionais e 70% para as TVs de 21 polegadas.

As propostas, publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira, possibilitam que sejam produzidos separadamente os componentes da televisão de forma a permitir que o cidadão possa  por exemplo, comprar uma tela da televisão maior sem ter que trocar o restante dos componentes. ?Nós tentamos fazer o mais aberto possível para que o mundo dos negócios que se abrirá possa ter toda liberdade possível. Isso não quer dizer que as empresas não poderão optar por produzir tudo acoplado como são as TVs hoje?, explicou Sicsú.

continua após a publicidade

continua após a publicidade