TV Cultura lança festival de música

Se depender de músicos do Rio e outros profissionais da área, o Festival Cultura 2005- a Nova Música do Brasil, que a TV Cultura realiza no segundo semestre, vai ser um sucesso. O lançamento lotou o Museu de Arte Moderna, no Rio, de gente do tempo dos festivais, como Beth Carvalho e Eduardo Dusek Ricardo Vilas e Zé Rodrix (que formavam o Momento Quatro, coro de Edu Lobo em "Ponteio"), gente que apareceu antes, como Inezita Barroso e Rosemary, e os que vieram depois, como Zé Renato e Marcos Sacramento. As grandes estrelas da época, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Milton Nascimento não foram, mas apareceram nos vídeos da época.

O Festival da Cultura é uma iniciativa do veterano produtor Solano Ribeiro, responsável pelos eventos na extinta TV Excelsior (que revelou Elis Regina em "Arrastão") e na Record, nos anos 60 (onde pareceram os compositores acima, exceto Milton), o da Tupi, em 1979 (em que Alceu Valença e Oswaldo Montenegro se tornaram populares) e os da Globo a partir de 1975 (onde surgiram Djavan, Luiz Melodia, Emílio Santiago, Leila Pinheiro etc etc). Ele acha que este é o momento de um novo festival e tem de ser na emissora estatal paulista.

"É a única que tem isenção e credibilidade. O Marcos Mendonça (presidente da Fundação Padre Anchieta, à qual a Cultura está subordinada) comprou a idéia imediatamente", disse Ribeiro durante a festa. "Há uma efervescência musical muito grande no País, com uma excelente produção em vários Estados, que não consegue alcançar o público nacionalmente." Mendonça completa: "Hoje é fácil gravar um disco, mas difícil fazê-lo conhecido. Com a estrutura das tevês públicas, podemos atingir todo o País." Em um mês, mil músicas foram inscritas, mas a direção acredita que, até o prazo final, dia 15 de maio, o número pode dobrar ou triplicar.

"Todo mundo deixa para o fim, não é mesmo?", brinca Mendonça. O festival terá 48 músicas em quatro eliminatórias e duas semifinais, que escolherão 12 finalistas a serem apresentadas no dia 8 de outubro. Estas terão clipes gravados e, além dos melhores compositores, serão escolhidos também melhor intérprete e melhor arranjo.

O Festival da Cultura é um investimento de R$ 2,5 milhões, inscrito na Lei Rouanet. O regulamento e a ficha de inscrição são obtidos no site www.tv cultura.com.br. A música deve ser enviada em CD-R com cópias da letra para TV Cultura, Rua Vladimir Herzog, 75- Água Branca- São Paulo – SP.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo