Atividade em expansão no Paraná e no país, o turismo rural aproveita e envolve os recursos da agricultura familiar gerando oportunidades de renda complementar ao trabalhador do campo. Com o objetivo de promover e agregar mais valores à agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de novos produtos voltados ao segmento de turismo rural, o governador Roberto Requião firmou protocolo de intenções com o ministro Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário.
?O documento permitirá promover o turismo rural na agricultura familiar no Paraná em consonância com o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da sensibilização, capacitação e motivação do agricultor?, disse o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, que também assinou o documento na última semana, durante a visita do ministro ao Paraná.
Segundo o secretário, há 322 mil agricultores familiares no Estado, o que corresponde a 86,9% dos agricultores paranaenses. O segmento de turismo rural na agricultura familiar possui forte potencial no Estado, sendo possível conciliar o planejamento turístico com as atividades desenvolvidas no meio rural, tais como agroindústrias, agroecologia, artesanato rural, gastronomia típica, festas rurais, etc.
Além de incrementar a renda na pequena propriedade rural, o programa possibilitará o resgate à cultura da vida no campo e a valorização dos produtos oriundos da pequena agricultura. ?A intenção do programa é sensibilizar agricultores, técnicos, lideranças, estudantes e a comunidade quanto à atividade do turismo rural na agricultura familiar; capacitar recursos humanos para o setor turístico, qualificando mão-de-obra local; envolver a comunidade em todos os processos e resgatar a auto-estima da população rural, valorizando seus hábitos, costumes e cultura?, explicou Souza Caron.