Com destaque à política de regionalização do turismo, a Secretaria de Estado do Turismo trabalhou nas nove regiões turísticas paranaenses, onde realizou 36 oficinas, envolvendo 210 municípios e mais de 1400 participantes. ?Como fruto desse trabalho estão surgindo novos roteiros turísticos no Paraná, como a Rota do Pinhão, Rota dos Tropeiros, Roteiro dos Imigrantes, Roteiro Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu e o Roteiro da Moda?, diz o secretário de Estado do Turismo, Celso Caron.
?A intenção é fortalecer e desenvolver as instituições envolvidas, a partir da sistematização e do ordenamento da atividade turística empreendida na região?, acrescenta Caron. O turismo está sendo trabalhado em todo o Estado por meio do Programa de Regionalização. Segundo o secretário, ?é visível o entusiasmo dos municípios, que estão trabalhando o turismo regionalmente, criando novos produtos para comercialização?. Dentro desse programa, o litoral é uma região prioritária, que está sendo trabalhada com atenção especial, afirma.
A animação do setor de turismo, de acordo com Caron, também é reflexo do trabalho desenvolvido pela pasta em eventos e feiras nacionais e internacionais. Segundo ele, em 2005 o Paraná marcou presença em 32 eventos, sendo 11 internacionais e 21 nacionais.
Para apresentar os atrativos turísticos, produtos e roteiros paranaenses, o Governo do Paraná tem produzido material impresso atual e de qualidade, nos idiomas inglês, francês, alemão, espanhol, japonês e português. São folhetos de formatos diversos, revistas e cartazes disponibilizados ao ?trade?. Durante a temporada de verão há publicações especiais, como o Catálogo Receptivo, com edições atualizadas e editadas em dezembro.
O bom desempenho da pasta de Turismo e suas vinculadas – Paraná Turismo e Ecoparaná – também está refletido nos números de pesquisa realizada pelo Instituto Databrain, nos dias 02 e 03 de dezembro de 2005, e publicada na Revista Isto É. O turismo obteve a quarta colocação no quesito de desempenho do Governo do Paraná, abaixo apenas dos setores de Agronegócio, Educação e Industrialização.
O setor também comemora o aumento do número de turistas no Estado, com recorde de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, que atingiu novamente um milhão de visitantes. Outro número importante foi o registro de 200 mil turistas estrangeiros na região oeste do Paraná. As pesquisas de demanda turística realizadas refletiram tais números animadores e também contemplaram novas regiões do Estado, sendo realizadas em 2005 nas cidades Cascavel, Londrina e Maringá. ?A meta para 2006 é ampliar tais resultados positivos e conquistar novas posições de destaque para o turismo paranaense?, concluiu Caron.