Rio – O turismo é o terceiro produto que mais gerou divisas (entrada de dinheiro estrangeiro no país), nos primeiros sete meses deste ano. Em 2004, o turismo ficou em sexto lugar. A informação foi dada hoje pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, em almoço com empresários do Rio de Janeiro.
Segundo Mares Guia, entre janeiro e julho deste ano, o setor só perdeu para os lucros obtidos pela exportação de minério de ferro e soja. O ministro informou que, ao todo, US$ 2,1 bilhões entraram no país nestes sete meses, através do turismo. A meta para 2005 é atingir uma receita de US$ 5,6 bilhões.
Mares Guia afirmou que ainda não existem dados precisos sobre a indústria do turismo, mas que ela deve representar cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que corresponde à soma de todas as riquezas geradas pelo país.
"Nós vamos ter esse número a partir do ano que vem, calculado pela metodologia mundialmente aceita, que é a conta satélite do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas a estimativa é que fique em torno de 5% do PIB, metade da média mundial", disse.
No encontro com os empresários fluminenses, o ministro anunciou que o Rio foi escolhido para abrigar a Semana Nacional do Turismo, que começa na próxima segunda-feira (24).