Tudo com queijo, do inverno ao verão

A primeira ligação que se faz é com o inverno. A referência se dirige às românticas locações dos Alpes Suíços, um chalé lá no alto, lareira fumegando, o copo de vinho tinto e a fondue de queijo ou a raclette a completar o enlevo do casal.

Bonito, sensual, mas o queijo oferece muito mais alternativas em nossa vida gastronômica. Também existem algumas boas opções de pratos com queijo para o verão.

Saladas, especialmente, como a consagrada “Caprese”, que une a delícia daquele tomate fresco em rodelas com outras de mussarela de búfala. Como entrada tem poucos rivais.

Também em saladas algumas lascas de parmesão (ou pecorino) entre legumes e verduras e é o toque de charme que poderia estar faltando. E de paladar também, é claro. E por aí vai.

Empada de queijo, omelete, pastel, pão de queijo, até em misto-quente o queijo dá o tom. Está presente com destaque nas lasanhas, onde divide o estrelato com a massa tanto quanto com a carne no filé à parmegiana. E numa infinidade de pratos, conforme o desejo e a criatividade de cada um.

Com base nas sugestões de nossos chefs e colaboradores de plantão é possível montar um cardápio completo, com pratos à base de queijo. Como entrada, que tal Camembert com geléia de cassis e chips de Jamon Serrano acompanhado de folhas verdes?

O prato foi criado por Raphael Molina, chef do Esch Café (São Paulo), especialmente para uma campanha da Queensberry, combinando suas geléias com pratos doces e salgados. Os pedaços do delicado queijo francês são servidos com toques de geléia de cassis e torrados do famoso presunto espanhol, garantindo a certeza de iniciar uma inesquecível refeição.

Como prato principal, três opções, entre carne, frutos do mar e bacalhau, à livre escolha do anfitrião. O Camarão crocante com parmesão foi criado pelo chef Francisco Sales para o cardápio do hotel Crowne Plaza Curitiba.

Sales, que comandou por um bom tempo a cozinha do Rayon, serve os crustáceos grelhados, com uma cestinha de parmesão e um risoto de lentilhas. Da Bahia vem uma interessante combinação do queijo com o bacalhau.

A chef Dadá, do Restaurante Tempero da Dadá, em Salvador, lançou um livro, ‘Bacalhau da Noruega faz a festa com segredos da Dadá’, patrocinado pelo Conselho Norueguês de Pesca, oferecendo as incríveis combinações com sotaque baiano. Ali se encontra o Rocambole de bacalhau da Noruega, que apresenta a massa feita com dois queijos e aipim e o recheio com bacalhau desfiado e ervas.

Já o chef Paulino da Costa, da DOP Cuccina (Expand Curitiba), utiliza o queijo gorgonzola no risoto que acompanha a carne em seu Carré de cordeiro grelhado com risoto de gorgonzola e rúcula, um dos pratos mais pedidos do cardápio da casa.

Fechando a refeição, uma sobremesa indispensável na mesa dos norte-americanos. Mas com o sotaque da fruta brasileira. Isabel de Carvalho, culinarista vinculada ao Projeto Leite de Coco, criou o Cheesecake de goiaba, de paladar suave e cativante.

Mas o queijo também pode brilhar sozinho, na refeição rápida ou no aperitivo. Por vir no Hambúrguer recheado com queijo brie, receita desenvolvida pela Tirolez Queijos com o bom gosto da combinação entre a carne e o sabor delicado do queijo quase cremoso de origem francesa.

Também pode chegar à mesa para acompanhar uma bebidinha, encantando pelo aroma e pela forma, como o Queijo coalho que é servido no Bossa Nova Bar e que foi desenvolvido pela chef Renata Khury. Nada mais simples, o queijo é grelhado e servido com tomatinhos e folhas de manjericão, valorizando seu próprio sabor.

Opções, portanto, não faltam. Tantas sugestões chegaram que o tema deverá continuar em pauta na semana que vem. Com outras idéias incríveis e apetitosas como essas de hoje.

Bom apetite!

Queijo coalho

Por Renata Khury, chef do Bossa Nova Bar

Domingos Salerno

Ingredientes:

200 g queijo coalho

12 tomates-cereja cortados ao meio

folhas de manjericão (para decorar)

azeite de oliva

Preparo:

Colocar o queijo coalho para grelhar na chapa. Dourar ambos os lados. Cortar em formato de quadrado. Decorar com os tomates e as folhas de manjericão. Para servir, colocar um fio de azeite de oliva.

Rendimento: 2 porções.

Bossa Nova Bar
Rua Senador Xavier da Silva, 210 – Centro Cívico
Fone: 3077-1812

Hambúrguer recheado com queijo brie

Da Tirolez Queijos

Ingredientes:

350 g de picanha moída

150g de Queijo Brie Tirolez

½ cebola ralada

½ tomate ralado

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de molho inglês

Suco de ½ limão

Sal e pimenta-do-reino moída, a gosto

Croutons para a decoração

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture bem a picanha com a cebola, o tomate, o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino, o molho inglês e o azeite. Reserve.

Corte o queijo em fatias. Preencha o aro vazado com a carne até a metade. Por cima, coloque o queijo brie. Complete com o resto da carne, fechando o hambúrguer. Grelhe-o, ao ponto, dos dois lados. Sirva com salada.

Rendimento: 1 porção.

Fone: 0800-552035
Site: www.tirolez.com.br

Cheesecake de goiaba

Por Isabel de Carvalho, culinarista vinculada ao Projeto Leite de Coco

Ingredientes:

Massa

½ xícara de manteiga

1 xícara de açúcar

2 gemas

½ xícara de amido de milho

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de nozes moídas

½ colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

1 garrafinha (200 ml) de leite de coco

2 embalagens de queijo cremoso cream cheese light

1 lata de leite condensado

1 colher (chá) de essência de baunilha

3 ovos

Calda

Goiaba em calda

Coco ralado Flococo para decorar

Modo de preparo:

Massa

Misture todos os ingredientes, formando uma bola. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável média. Reserve.

Recheio

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Despeje sobre a massa reservada. Leve ao forno médio por cerca de uma hora ou até que ao espetar um palito, saia seca. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Calda

Bata no liquidificador as goiabas (reserve algumas para decorar) com a própria calda e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar, coloque em cima do cheessecake, salpique com o Flococo e enfeite com pedaços de goiaba.

Rendimento: 12 fatias.

Projeto Leite de Coco
www.leitedecoco.com

Carré de cordeiro grelhado com risoto de gorgonzola e rúcula

Por Paulino da Costa, chef da DOP Cuccina

Rogério Machado

Ingredientes:

1 peça de carré limpa e cortada em cinco partes iguais

80 g de arroz carnaroli

40 g de manteiga

30 g de parmesão ralado

40 g de cebola picada

80 ml de vinho branco

400 ml de caldo de legumes

30 g de queijo gorgonzola em cubos

1/4 de maço de rúcula rasgada

Molho demiglace, azeite e sal

Modo de Preparo:

Tempere o carr&eacu,te; com sal e pimenta branca moída. Depois grelhe todos os lados.

Para o risoto

Refogue na panela azeite e a cebola até ficar transparente. Junte o carnaroli e continue refogando até que o arroz aqueça. Acrescente o vinho e deixe cozinhar. Depois de reduzir totalmente o vinho, coloque aos poucos o caldo de legumes, sempre mexendo, para não grudar na panela. Quando estiver no ponto al dente, comece a finalizar o risoto, colocando o queijo parmesão, a manteiga e, por último, o gorgonzola, a rúcula, o azeite e o sal.

Montagem

Em um prato, disponha o risoto do lado esquerdo e monte o carré do lado direito. Coloque uns fios de molho demi-glacê por cima da carne e em volta do prato para decorar.

Rendimento: 1 porção.

DOP Cuccina – Expand Curitiba
Rua Benjamin Lins, 559 – Batel
Fone: (41) 3078-1111

Rocambole de bacalhau da Noruega

Da chef Dadá, do Restaurante Tempero da Dadá (BA)

Marco Terranova

Ingredientes da massa

2 kg de aipim

4 colheres (sopa) de ervas picadas (coentro, salsa, cebolinha e manjericão)

1 lata de creme de leite

1 xícara (chá) de leite de vaca

4 colheres (sopa) de manteiga

100 g de queijo parmesão ralado

100 g de queijo minas curado ralado

4 ovos inteiros

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de fermento

Ingredientes do recheio

1,6 kg de bacalhau saithe desfiado

2 tomates picados

2 cebolas picadas

1 pimentão verde picado

1 colher (sopa) de coentro picado

1 colher (sopa) de cebolinha picada

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo

Colocar o aipim para cozinhar em dois litros de água salgada, por trinta minutos, em fogo alto. Depois de cozido, retirar do fogo e bater no liquidificador com o creme de leite, a manteiga, os ovos, o leite de vaca, os queijos, a farinha de trigo e o fermento.  Bater bem até formar uma massa. Acrescentar as ervas à massa, bater bem no liquidificador e desligar.

Untar uma assadeira média, polvilhar com farinha de trigo e despejar a massa. Sacudir a assadeira para a massa ficar toda uniforme e levar ao forno quente por 25 minutos. Quando as bordas estiverem apresentando um tom dourado, retirar do forno e virar sobre um pano de prato úmido. Rechear com o bacalhau e enrolar como rocambole. Servir bem quente com molho de tomate.

Recheio

Refogar os temperos picados (tomate, pimentão, cebola, coentro e cebolinha) no azeite de oliva durante dois minutos. Acrescentar o bacalhau e uma pitada de sal e deixar ferver por mais oito minutos. Provar o sabor e retirar do fogo.

Rendimento: 8 porções.

www.bacalhaudanoruega.com.br

Camarão crocante com parmesão

Por Francisco Sales, chef do hotel Crowne Plaza Curitiba

Divulgação

Ingredientes:

4 camarões grandes descascados (tipo pistola)

30 ml de suco de limão

120 g de queijo parmesão

20 g de manteiga

15 g de ervas finas

40 g de arroz arbóreo

20 g de lentilha

80 ml de creme de leite

10 g de salsinha verde

3 unidades de tomate cereja para decorar

1 ramo de manjericão para decorar

10 g de cebola

20 ml de azeite de oliva

50 ml de mel

1 tablete de caldo de carne ou frango

Sal a gosto

Modo de preparo:

Tempere os camarões com sal, pimenta e metade do suco de limão. Deixe por 20 minutos. Em uma frigideira, coloque o azeite e passe os camarões até dourar. Reserve.

Cozinhe a lentinha com caldo de carne ou de frango em 500 ml de água até ficar macia. Mais ou menos 15 minutos em fogo médio. Rese,rve.

Cozinhe o arroz em água sem sal até ficar ao dente. Reserve.

Em uma frigideira pequena, passe azeite e coloque o queijo até dourar. Esfrie a frigideira em banho-maria para retirar a casca de queijo e, com a ajuda de um copo pequeno ou uma xícara, faça uma cestinha. Coloque a cestinha modelada no freezer por 3 a 5 minutos, até que fique firme. Reserve.

Para fazer o molho, ferva o mel com a outra metade do suco de limão em uma frigideira, de 5 a 10 minutos, até ficar um caramelo escuro, e acrescente as ervas. Reserve.

Montagem

Em uma frigideira, coloque a cebola para dourar no azeite, acrescente o creme de leite, a lentilha, o arroz, a salsinha e a manteiga, mexendo até virar um risoto. Em um prato redondo, coloque a cestinha no centro com o risoto dentro e os camarões em volta. Decore com tomate cereja e folhas de manjericão.

Rendimento: 1 porção.

Crowne Plaza Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 600 – Centro
Fone: (41) 3259-5500.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna