Líderes tucanos comemoram hoje com o presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto, a subida nas pesquisas eleitorais do candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Apesar do entusiasmo, deixaram claro que o momento não é de festa e sim de muito trabalho. ?Temos muito trabalho pela frente. Há um momento positivo para trabalhar. É desse modo que nós encaramos os últimos resultados?, resumiu o coordenador político da campanha de Serra, Pimenta da Veiga.

Com o empate técnico entre Serra e o candidato da Frente Trabalhista (PPS-PDT-PTB), Ciro Gomes, os tucanos se preparam para receber novos ataques. Pimenta da Veiga garantiu, no entanto, que o programa de Serra no rádio e na TV será ?propositivo?. ?O que queremos é comparar os candidatos. Que a opinião pública possa ter informações amplas sobre cada candidato para compará-los?, disse ele, que participou de homenagem ao ex-ministro da Indústria e Comércio no regime militar João Camilo Penna.

Pimenta da Veiga disse esperar que o nível da campanha seja alto  mas adiantou que a coligação de Serra (PSDB e PMDB) estará pronta a reagir. ?Esperamos que a campanha seja de alto nível, preferimos ficar com essa alternativa. É evidente que vamos acompanhar dia a dia e saberemos agir e reagir?, declarou.  Ele minimizou o apoio do ex-presidente da República e senador José Sarney (PMDB-AP) ao petista Luiz Inácio Lula da Silva. ?Estamos num momento ainda de muitas definições. Esses apoios políticos têm um valor relativo?, disse o coordenador político. Cuidadoso, o presidente nacional do PSDB, José Aníbal, disse que é preciso redobrar a atenção para evitar que Serra, pelo novo desempenho nas pesquisas, volte a ser alvo preferencial dos adversários.

Quem esteve com Fernando Henrique hoje percebeu seu entusiasmo com a recuperação de Serra, embora todos sejam cautelosos ao lembrar que é preciso aguardar novas pesquisas para ver se o tucano seguirá subindo. ?O presidente está muito feliz com o crescimento do nosso candidato e eu também?, disse o presidente da Câmara, deputado Aécio Neves, candidato ao governo de Minas. Aníbal, que conversou com Fernando Henrique antes do almoço, comentou: ?O presidente ficou satisfeito com o crescimento de Serra e já esperava esse resultado com o início do horário eleitoral?.

continua após a publicidade

continua após a publicidade