Os construtores que reclamam dos reajustes dos materiais de construção podem se preparar: os fabricantes de tubos de PVC devem aumentar em até 7% o preço dos produtos para instalações prediais no início de 2003. Segundo as empresas, não há mais margem para absorver o aumento da resina de PVC (impulsionado pela alta da nafta) e os reajustes efetuados neste ano ainda não teriam repassado toda a pressão dos custos.

?O setor de tubos de PVC não tem mais espaço para negociação porque está com as margens apertadíssimas?, definiu o diretor do grupo setorial de PVC da Associação dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), André Fauth. Segundo ele  a resina de PVC, principal insumo da fabricação de tubos, acumula um aumento de 56% de janeiro a outubro.

Fauth observa que, em tese, o preço deveria subir bem mais – cerca de 80% neste ano -, se fosse considerada a cotação da resina, que acompanha preços internacionais e subiu também 20% em dólar neste ano, de US$ 600 por tonelada para US$ 720.

continua após a publicidade

continua após a publicidade