O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janimo, disse nesta segunda-feira (25) que até a meia noite do dia da eleição mais de 90% dos votos estarão totalizados. Dependendo da diferença porcentual entre os candidatos, poderá ser possível saber se haverá ou não segundo turno para as disputas pelo Palácio do Planalto e pelos governos estaduais.
Janimo afirmou que a apuração deverá ser concluída primeiro nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste. A totalização dos votos dos Estados do Norte deverá terminar por último. Isso porque nessa região há localidades de difícil acesso. De acordo com o secretário do TSE, o Estado com mais dificuldades na totalização é o Pará.
O secretário do tribunal comunicou que serão usadas na eleição deste ano 430 mil urnas eletrônicas. Dessas, 25 mil são novas. Foram compradas, cada uma, por US$ 800. Apenas em último caso o voto eletrônico será substituído pelo manual. Nas eleições anteriores, a média de substituição foi de 0,08%.