Soldados iraquianos, apoiados por tropas americanas, combateram homens armados no centro de Bagdá nesta terça-feira (09). De acordo com militares dos Estados Unidos, a polícia e testemunhas, foram ouvidas explosões na área. Aviões de guerra americanos passaram entre nuvens baixas sobre a capital iraquiana, e podiam ser vistos voando baixo sobre a região da Rua Haifa. Helicópteros americanos circularam sobre a área e testemunhas disseram que haviam visto a aeronave atirando em direção à zona de combate.
A polícia informou que os confrontos surgiram quando homens armados atacaram postos de controle iraquianos, e que soldados iraquianos pediram ajuda dos militares americanos. As forças americanas bloquearam as estradas e se juntaram aos soldados iraquianos na investida a casas em busca dos homens armados, disse a polícia.
O porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh, disse que as forças iraquianas haviam decidido varrer os "esconderijos terroristas" de uma vez por todas. "Se Deus quiser, a Rua Haifa nunca mais vai ameaçar o povo iraquiano", disse ele. O Ministério da Defesa iraquiano divulgou uma declaração dizendo que foram presas 11 pessoas, incluindo sete sírios. Mas os militares americanos disseram que apenas três pessoas haviam sido presas.