Começam a desembarcar nesta sexta-feira (5) no Rio de Janeiro os agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que reforçarão o esquema de segurança montado em conjunto pelo governo federal e pelo governo do Estado para combater os criminosos que desencadearam ondas de atentados na cidade, informou o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Ele explicou que os agentes, até 600, chegarão ao Rio aos poucos, não todos de uma vez.
O envio das tropas da FNSP ao Rio estava programado para meados de fevereiro, para participarem do esquema de segurança dos Jogos Pan-americanos de 2007, mas foi antecipado em um mês, a pedido do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), por causa dos ataques em série comandados pelo crime organizado.
O secretário Corrêa informou que, além de se antecipar a data da remessa das tropas, o total de integrantes do contingente foi redimensionado. Num primeiro momento, os policiais da Força Nacional vão atuar no policiamento das estradas de acesso ao Rio e nas divisas com outros Estados para combater tráfico de drogas e armas principalmente. Na medida em que for se aproximando a data dos jogos, em junho, as tropas federais serão reforçadas e se aproximarão da capital até se unirem aos demais agentes mobilizados para o Pan.
Luiz Fernando Corrêa informou também que, nos próximos dias, estarão chegando ao Rio 24 aeronaves para serem utilizadas no esquema de segurança. São seis helicópteros de multi-missão e oito de patrulhamento e dez motoplanadores. O esquema de segurança montado para o Pan terá um total de 10.000 homens, entre militares, policiais federais, policiais militares, policiais civis e bombeiros.