O Troféu Gralha Azul é a única premiação oficial aos profissionais de teatro do Paraná. Em 2003 foram inscritos 49 projetos, dois a mais que no ano anterior e participaram apenas companhias de Curitiba.
A premiação aos melhores do teatro paranaense foi criada em 1974 pela Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões no estado do Paraná, como reconhecimento e incentivo ao trabalho dos profissionais da área. A estatueta do Troféu Gralha Azul foi criada pelo artista plástico Ivens Fontoura, em 1976.
Para a indicação de 2003, a comissão julgadora aceitou obras adaptadas e não somente textos originais, como ocorreu em 2002.
Além dos 25 premiados foram feitas duas menções honrosas. A primeira, indicação da Sated/Pr, para Glauco Souza Lobo, pela constante e decisiva participação nos movimentos em favor do teatro paranaense. A outra indicação, do Seped/Pr, para Neuri Camargo, um dos grandes artistas paranaenses oriundo do teatro pavilhão.
O vencedor da categoria Espetáculo recebeu do Cônsul Honorário da Grécia, professor Constantino Comninos, o TROFÉU EPIDAURO oferecido pelo Consulado da Grécia para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Troféu Gralha Azul é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra em co-promoção com o SATED/PR e SEPED/PR, entidades representativas da área de Artes Cênicas. Participaram da Comissão Julgadora Dinah Ribas Pinheiro, Jane Ávila, Jane Távora, Rosemari Brack, Sindhai Garcia, Carla Santos, Ilka Reis e Alexandre Furlaneto.
(Fonte: Teatro Guaíra)