Os sete astronautas do ônibus espacial Discovery entraram hoje na Estação Espacial Internacional (ISS). A tripulação foi saudada pelos astronautas da ISS, Jeff Williams e Pavel Vinogradov. O diretor de vôo da Nasa, Tony Ceccacci, disse que a acoplagem do veículo à estação foi perfeita. "Atingimos um de nossos principais objetivos neste vôo", afirmou. A entrada na Estação ocorreu cerca de 100 minutos após a acoplagem do ônibus espacial.

continua após a publicidade

Os dois astronautas da tripulação da Estação Espacial tiraram 350 fotografias do ônibus espacial durante a aproximação, para documentar qualquer dano ao revestimento da nave. Não há notícias sobre a detecção de problemas nas 125 imagens transmitidas até agora para a Nasa. Mesmo com a missão transcorrendo bem, o centro de controle ainda não voltou à normalidade. "A sensação é de: ei, as coisas que fizemos estão funcionando", disse Ceccacci.

O astronauta alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia (ESA), ficará na Estação para uma estadia de seis meses. Ele se tornará o terceiro membro da tripulação. É a primeira vez, desde 2003, que a ISS volta a abrigar três tripulantes permanentes.

continua após a publicidade