O principal trevo de acesso à cidade de Castro foi alvo da ações de vandalismo, no último final de semana. Vândalos quebraram todos os holofotes instalados no local. Elizabeth Rolim, diretora do Departamento de Vias e Logradouros explica que foram colocadas grades de proteção, mas isso não foi suficiente para evitar o vandalismo, que
gerou um curto-circuito de toda a fiação, danificando até mesmo o poste central, de aproximadamente 15 metros. "Estamos divulgando isso, para que as pessoas saibam o que aconteceu e o porque do trevo estar no escuro, afinal investimos recursos públicos nesta obra", lembra a diretora.
O local, onde está o Totem da Rota dos Tropeiros e o Monumento aos Tropeiros, do artista plástico Júlio Festa, recebeu obras de revitalização em 2006. De acordo com a diretora, todo o trabalho no local terá de ser refeito, mas não existe estimativa de quanto isso custará aos cofres públicos.
Além dos fatos registrados no final de semana, a diretora conta que em data anterior alguns holofortes já foram danificados e postes de iluminação roubados. Ela conta que os postes de ferro, com cúpula de vidro, estavam concretados no chão, o que não impediu que fossem arrancados.
Ainda não existe previsão para que seja dado início às obras de recuperação do local.