Três policiais militares e um sargento da Aeronáutica foram assassinados ontem na zona norte do Rio. Os crimes ocorreram entre 19h30 e 20h nos bairros de Irajá e Inhaúma. Em ambos os casos, a polícia ainda não tem os nomes dos autores, mas, segundo testemunhas, os assassinos estavam dentro de carros.
Eram 19h50 quando o cabo Sebastião da Silva Santos, de 34 anos, e o soldado Fábio Roberto da Silva, de 33 anos, foram surpreendidos por homens fortemente armados ocupando um Fiat Pálio Weekend, um Volkswagen CrossFox e um Peugeot 307. Lotados no 9º Batalhão, de Rocha Miranda, os policiais faziam patrulhamento pela Avenida Monsenhor Félix, perto do Atlético Clube Irajá, e não tiveram como escapar do cerco. As armas dos PMs foram roubadas. Mesmo encaminhados ao Pronto Atendimento Médico Del Castilho, os policiais não resistiram e morreram. O caso foi encaminhado ao 27º Distrito Policial, de Vicente de Carvalho.
Também ontem, o soldado da PM Cláudio Ferreira da Silva, de 29 anos, lotado no Grupamento Especial Tático Móvel (GETAM), foi assassinado a tiros minutos após sair da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), localizada no bairro 25 de Agosto, região central de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
À paisana, o soldado voltava para casa e foi abordado por dois motoqueiros quando esperava por um ônibus num ponto localizado na Avenida Marechal Deodoro, próximo ao Clube dos Quinhentos. Segundo testemunhas, o garupa sacou uma arma e teria anunciado o assalto. Ainda não se sabe se o bandido atirou porque percebeu que Cláudio estava armado ou se o policial tentou reagir. O revólver calibre 38 da vítima foi levado. Mesmo encaminhado ao pronto-socorro do Hospital Geral de Duque de Caxias, o policial acabou morrendo. O latrocínio foi registrado na 59ª Delegacia de Polícia, em Duque de Caxias. Os assassinos seguem foragidos.
Às 19h30, bandidos atacaram o terceiro-sargento da Aeronáutica Alexandre Lima dos Anjos, de 47 anos, na Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, próximo à Favela da Galinha, atrás do Conjunto dos Músicos, em Inhaúma. Sozinho, ocupando um carro pertencente às Forças Armadas, o militar, segundo testemunhas, foi abordado por ocupantes de um veículo não identificado. Segundo policiais da 44ª Delegacia, de Inhaúma, ao que tudo indica, Lima foi vítima de assaltantes e tentou reagir, sendo baleado em seguida. O militar morreu no local. Segundo a polícia a região onde o sargento foi abordado é muito visada por ladrões de carros.