A Secretaria da Segurança Pública do Paraná cumpriu três mandados de reintegração de posse em menos de 48h. Na terça-feira (08), duas fazendas foram desocupadas pela Polícia Militar, em Nova Laranjeira e em Mangueirinha, na região Sudoeste do Estado e, nesta quarta-feira (09), mais uma ordem de reintegração de posse foi cumprida em Palmas, no Sul do Paraná.
A Fazenda Santa Lúcia, localizada em Nova Laranjeira, foi desocupada durante a manhã de terça-feira (08). Cerca de 200 policiais militares foram até o local e cumpriram, pacificamente, a reintegração de posse. A fazenda estava invadida desde o dia 30 de outubro deste ano por, aproximadamente, 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No período da tarde, parte do efetivo da PM se dirigiu para Mangueirinha, onde desocupou a Fazenda Santa Rosa, invadida por 90 pessoas do MST também desde o dia 30 de outubro.
De acordo com a PM, seis integrantes do movimento foram detidos por terem abatidos dois bois, na fazenda Santa Rosa. A polícia encontrou ainda duas armas. Uma delas havia sido furtada na fazenda São Caetano, no município de Honório Serpa. Os integrantes do movimento se dirigiram para o centro urbano de Mangueirinha.
A terceira fazenda desocupada foi a São Lourenço, em Palmas. A operação iniciou nesta quarta-feira (09) pela manhã e reuniu 100 policiais militares para a reintegração de posse. Segundo a PM, havia cerca de 70 integrantes do MST no local, desde novembro de 2004. O Governo do Paraná já desocupou trinta e quatro áreas neste ano. Desde 2003, quando começou esta gestão, 127 desocupações foram realizadas.